Na Grécia, o tão aguardado tetracampeonato

O Brasil segue dominando a cena econômica global. No dia 1º de agosto, nossa delegação conquistou o tetracampeonato na Olimpíada Internacional de Economia (IEO), realizada na Grécia. Com uma atuação impecável, os cinco representantes brasileiros garantiram três medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze, além do título de melhor país da competição.

Os campeões desta edição foram Leonardo Zanetti Souza, Pedro Porto de Carvalho Nunes, Lucas Monteiro Rivelli, Luiz Filipe Peres e Renato Timoteo Wanderley. A equipe nacional superou 47 países e consolidou o Brasil como uma potência na competição.

“Mais do que medalhas, essa vitória representa a formação de uma nova geração de líderes preparados para impactar o futuro da economia”, celebrou Raphael Zimmermann, presidente da OBECON e membro da delegação na Grécia.

Com esse título, o Brasil reafirma sua força na IEO, que avalia conhecimentos em Microeconomia, Macroeconomia, Finanças, Economia Comportamental e Negócios. Desde 2019, quando conquistamos o primeiro título na Rússia, seguimos entre os melhores do mundo, chegando ao vice-campeonato na China, em 2022, e agora alcançando o quarto título internacional.

Da OBECON para o topo do mundo

Os estudantes brasileiros garantiram suas vagas na IEO através da OBECON, nossa seletiva nacional que identifica e prepara os melhores talentos do país para o desafio global.

A competição tem três fases exigentes: uma prova online de múltipla escolha, uma etapa escrita com questões objetivas e dissertativas e, por fim, um business case elaborado pela Bain & Company. Na etapa internacional, os participantes são desafiados a aplicar conceitos econômicos e financeiros em situações reais.

A delegação brasileira brilhou em todas as provas, garantindo mais um título histórico para o país.

Investindo no futuro

Nosso tetracampeonato não seria possível sem o apoio essencial do BTG Pactual, patrocinador da OBECON, que investe no desenvolvimento de jovens talentos econômicos.

“A educação é a chave para um Brasil mais forte. O desempenho excepcional da equipe brasileira na IEO mostra que estamos formando profissionais de ponta para o futuro”, afirmou Roberto Sallouti, CEO do BTG Pactual.

Com mais um título na bagagem, a OBECON segue preparando estudantes para grandes desafios e consolidando o Brasil como referência mundial em economia e finanças.